O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem viagem prevista para Porto Alegre na semana que vem. Lula deve acompanhar a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A agenda ainda está em construção, mas a expectativa é de que a viagem ocorra na sexta (18) ou no sábado (19). A retomada dos voos na Capital será no dia 21 de outubro.
Ainda não está definido se a aeronave presidencial irá inaugurar a pista reformada do terminal.
Nas viagens ordinárias, a aeronave com a comitiva presidencial costuma utilizar a base aérea de Canoas. Pelo simbolismo da reabertura do aeroporto, a equipe passou a analisar se Lula pode utilizar desta vez o Salgado Filho.
Voo testes
Entre hoje e quinta-feira da próxima semana, um avião dará voltas no céu de Porto Alegre. Sempre que estes movimentos acontecem, chamam a atenção na cidade.
A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica. Ela fará a inspeção nos equipamentos chamados de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator).
Retomada
A partir do dia 21, o aeroporto terá capacidade de receber até 128 voos diariamente, entre 8h e 22h. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de suas operações e estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Após a reabertura para voos domésticos, a empresa seguirá atuando na outra parte da pista afetada pela enchente de maio. Os trabalhos serão executados durante as madrugadas, a fim de não impactar nas atividades do aeroporto. A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até 15 de dezembro.
Verba federal
A Fraport já pode usar R$ 425,9 milhões de recursos do governo federal para a recuperação do aeroporto. Para ter acesso à verba, a empresa precisa encaminhar os documentos que comprovam os gastos até agora.
A confirmação da ajuda federal traz fôlego para a empresa. O seguro contratado pela Fraport só cobrirá R$ 130 milhões de prejuízo.