Depois de sete anos de espera, a Usina do Gasômetro irá reabrir suas portas nas próximas semanas. A data ainda está sendo definida pela Secretaria Municipal da Cultura.
Um evento em dezembro, organizado pela prefeitura, deverá ser o primeiro que o espaço irá receber. Na última terça-feira (22), a coluna visitou as obras do prédio histórico de 1928.
As intervenções mais complexas já foram realizadas, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). As obras atuais envolvem acabamentos.
Apesar da boa expectativa, o contrato de execução da reforma aponta que os trabalhos serão finalizados em 30 de dezembro. A restauração do prédio foi iniciada em janeiro de 2020 e deveria ter sido concluída em março de 2021.
Acabamentos
A iluminação cênica, do lado de fora do prédio, já foi instalada. Ainda na parte externa, é preciso fazer pequenos reparos na pintura e nas janelas.
No térreo do imóvel, conhecida como nave, algumas lajotas estão sendo substituídas. Os novos elevadores estão na fase de montagem.
Com mais banheiros à disposição dos seus frequentadores - que ainda necessitam de instalações elétricas -, a Usina ganhou reforço do reservatório d'água. Atingido pela enchente de maio, o prédio também ganhará reforço de vedação nas portas e nas janelas. O objetivo é proteger o imóvel de novos alagamentos.
Ainda no térreo houve um reforço de pilares que sustentarão melhor a estrutura do terraço. O espaço mais próximo da orla do Guaíba poderá receber um cinema ou um café.
No segundo piso, a construção do Teatro Elis Regina, com camarins inclusos, foi finalizada. Já a aquisição do mobiliário só irá ocorrer quando houver a confirmação de quem irá fazer a gestão do prédio.
Salas que podem ser usadas como espaço para aulas de dança, por exemplo, também estão prontas e com climatização instalada. Entre o segundo e terceiro andares, um espaço multiuso foi construído. Salas extras também compõem os novos espaços. O critério para utilização destes locais se dará conforme as necessidades.
No terraço, a obra de troca da laje foi finalizada. Falta ainda a instalação de bancos.
A partir de dezembro já será possível ter atividades na Usina. Apesar disso, ela não poderá ficar aberta de forma permanente, pois não haverá equipe de manutenção e segurança contratada.
Antes de lançar a contratação de uma empresa que ficará responsável por gerir o espaço, a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura irá realizar e autorizar a realização de eventos. O South Summit e as comemorações do aniversário de Porto Alegre, são algumas das atrações que já são previstas para o local.
A Usina do Gasômetro está fechada desde novembro de 2017, por causa da falta de atualização de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).
Concessão
A empresa pública São Paulo Parcerias foi contratada pela prefeitura de Porto Alegre para fazer o estudo sobre a concessão. A análise está em andamento. Ela tem até julho de 2025 para concluir as avaliações que está fazendo.
Os estudo ocorrem desde outubro de 2022. O projeto prevê que, por 20 anos, um parceiro faça a operação do local, mantendo o espaço aberto ao público e com acesso gratuito.