A reforma da Usina do Gasômetro, que já dura quase cinco anos, vai demorar ainda mais para terminar. A enchente histórica de maio afetou o térreo do local e a nova previsão é de que a revitalização só seja concluída em dezembro. Antes da chuvarada, o prazo de entrega era no mês de julho.
A previsão foi repassada nesta sexta-feira (28) à reportagem de Zero Hora pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). Conforme a pasta, banheiros terão que ser reconstruídos e a colocação do piso terá que ser refeita.
A água alcançou 1m50cm dentro do prédio, danificando a instalação elétrica. O elevador de carga teve perda total. Os andares superiores não foram atingidos, mas todo o material da obra foi perdido. A Smoi estima o prejuízo em mais de R$ 1 milhão.
A Usina do Gasômetro está fechada desde novembro de 2017. Com investimento de R$ 20,6 milhões, os serviços de reforma foram 80% concluídos até o momento. A obra começou em janeiro de 2020 e a primeira previsão era de entrega no primeiro trimestre de 2021. Em março de 2024 foi anunciada a reabertura parcial para realização da oitava edição da Noite dos Museus. O evento era previsto para 18 de maio, mas, diante da catástrofe climática, acabou transferido para 14 de setembro.