Mais uma frente de obras será aberta na BR-386, no trecho de responsabilidade da CCR ViaSul. Os trabalhos estão previstos no contrato que a concessionária tem com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A partir desta quinta-feira (11), a empresa Eurovias - contratada pela CCR ViaSul - já iniciará a movimentação das máquinas em um novo trecho de cinco quilômetros. A obra em questão fica entre os quilômetros 346 e 351, de Lajeado a Estrela.
Na região será realizada a ampliação de faixa adicional de tráfego, que já é duplicada. Também serão construídos acostamento e canteiro central, instaladas defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O Ibama autorizou o começo dos trabalhos em setembro de 2021. As obras deveriam ter iniciado em fevereiro, como estipula o contrato, e serem executadas em 24 meses.
Porém, o projeto ainda estava em fase de aprovação. Mas a CCR ViaSul informa que, mesmo com esse atraso, buscará entregar a obra em um ano e meio.
Enquanto isso, a duplicação de 20 quilômetros está em andamento. Metade da obra já foi concluída, mas ainda não foi liberada. Prevista para ser entregue em fevereiro, trecho entre Lajeado e Marques de Souza, estará pronto até julho do ano que vem.
Demais obras
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.