Demorou, mas começou. A quinta-feira (1) marcou o início da duplicação de um novo trecho da BR-386, no Rio Grande do Sul.
Desde fevereiro, a CCR ViaSul aguardava o recebimento da Autorização de Supressão Vegetal (ASV) por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os motivos do atraso não foram explicados pelo departamento.
Em seis de maio, o Ibama emitiu a licença de instalação, que permitia o começo dos trabalhos. Porém, não entregou a autorização para retirada da vegetação. Onze dias depois, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, chegou a assinar a ordem de serviço que dava início às obras. Mesmo assim nada ocorreu. O documento só chegou na noite de quarta-feira (30).
Somente com essa autorização, a concessionária pode permitir que a empresa Eurovias inicie a duplicação de 20,3 quilômetros, entre Marques de Souza e Lajeado. E a movimentação das máquinas já começou. Os primeiros serviços percebidos serão a retirada de vegetação por onde a nova pista será construída.
—Trata-se da obra mais esperada de toda a concessão no Rio Grande do Sul. Será um marco não só para os munícipios servidos pela rodovia, mas também para todas as pessoas que a utilizam tanto para trabalho quanto lazer — afirma o diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti.
Além da duplicação, serão construídos 13 quilômetros de ruas, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, entre outras obras. Nesta primeira etapa de duplicação, estão previstos investimentos em torno de R$ 250 milhões.
—Certamente beneficiará o escoamento de toda produção do país, principalmente a de grãos, onde cerca de 40% de toda produção nacional utiliza a BR-386, conhecida como rota da produção, para o escoamento dessas cargas — comemora Camilotti.
Apesar do atraso de cinco meses, a CCR ViaSul informa que mantém a previsão contratual de entregar 10 quilômetros duplicados até fevereiro do ano que vem. Eles não precisarão ser entregues em um trecho contínuo.
Mas, de acordo com a CCR ViaSul, será dada prioridade para a região de Marques de Souza, em direção a Lajeado, em função da quantidade de serviços de terraplenagem, detonação de rochas e implantação de novas pontes. O restante será finalizado até fevereiro de 2023.
Duplicação dividida em seis
A duplicação foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve este trecho entre Lajeado e Marques de Souza.
A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.