Uma obra aguardada há uma década, enfim, se aproxima de sair do papel. A duplicação da BR-386 será iniciada em um mês.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto executivo da obra nesta semana. A CCR ViaSul está providenciando a contratação da empresa. A licença prévia havia sido emitida no começo do ano passado.
A obra foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve a duplicação de 20 quilômetros, entre Lajeado e Marques de Souza. Os trabalhos começarão em 15 de fevereiro e precisarão ser concluídos em dois anos.
Os primeiros serviços a serem feitos são a construção dos canteiros de obras, o cadastramento das jazidas que abastecerão a duplicação com os materiais necessários, retirada de vegetação e limpeza do terreno. Após estas etapas inicia-se a terraplenagem e a drenagem.
Ao longo dos trabalhos, serão construídos quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e outras duas superiores.
Dos 20 quilômetros que passarão a ser duplicados, metade será liberado para uso em 12 meses. O restante será concluído até fevereiro de 2023.
Os 10 quilômetros não precisarão ser entregues em um trecho contínuo. Mas, de acordo com a CCR ViaSul, será dada prioridade para a região de Marques de Souza, em direção a Lajeado, em função da quantidade de serviços de terraplenagem, detonação de rochas e implantação de novas pontes.
A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.