Ainda falta aproximadamente um ano para o início das obras de duplicação da BR-386, mas a CCR ViaSul já recebeu um documento necessário para tratar do projeto de execução dos trabalhos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença prévia relativa ao projeto.
Com isso, a CCR ViaSul passa agora a tratar do estudos de duplicação e ampliação de capacidade em 232 quilômetros, de Carazinho a Canoas. Depois de concluída essa etapa, a concessionária envia a documentação para aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Conforme estipula o contrato, a duplicação foi dividida em sete lotes. A obra de maior investimento previsto começa em 2021 e, na sua última etapa, se estenderá até 2036.
De fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023, a duplicação será realizada em um trecho de 20 quilômetros, entre Marques de Souza e Lajeado. Entre 2022 e 2023, os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada, irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.