Uma nova etapa do projeto que pretende dar vida à uma das áreas mais bonitas de Porto Alegre começou a ocorrer a partir desta semana. Desde segunda-feira (11), os lojistas que terão espaços comerciais no Embarcadero receberam as chaves dos seus estabelecimentos.
A partir de agora, os espaços já podem ser montados. A área do Cais deverá ser aberta à população a partir de março.
Até agora, 16 operações estão confirmadas como 20BARRA9, Grupo Press, Isoj, Wills Bar e Cantina Famiglia Facin, na linha de restaurantes. Na área de lanches, que também terá um espaço específico no Cais, estarão em funcionamento no local, instalados em containers as marcas Ô Xiss, Oak Berry Açaí Bowls, E! Sucos, Bar do Pirata, Café 3 Corações, Just Cold Creamery, Pipoca Lara Poc e cachorro-quente gourmet.
A revitalização de 19 mil metros quadrados, do armazém A-7 até a Usina do Gasômetro, começou em novembro de 2019. Faltam alguns ajustes e o término das ações de paisagismo, que serão instaladas às vésperas da abertura dos portões.
Pela atual projeção, a pré-abertura ocorrerá nos primeiros dias de março. A intenção é fazer uma liberação prévia para que os lojistas vão se adaptando às novas operações. A inauguração oficial, com a presença de autoridades, está sendo projetada para o aniversário de Porto Alegre, em 26 de março.
O projeto Embarcadero é capitaneado pelas empresas DC Set Produções e Tornak. Ele terá validade de cinco anos e será uma espécie de modelo do que o governo do Estado está projetando para as demais áreas do Cais até a Estação Rodoviária de Porto Alegre.
O prazo anterior previa abrir as portas do Embarcadero em janeiro. A pandemia e a retração das atividades econômicas forçaram os responsáveis pelo projeto a adiarem a inauguração em algumas oportunidades.