O penúltimo passo para o começo de mais um trecho da duplicação da BR-386 será dado nesta segunda-feira (17). Às 15h, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assina a ordem de serviço que dará início às obras.
A autorização ocorre após a emissão da licença de instalação, que chegou com no mínimo dois meses de atraso por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A construtora Eurovias será a responsável pela duplicação de 20 quilômetros e está pronta para iniciar os trabalhos. Serão investidos R$ 500 milhões.
Mesmo com esta assinatura, a obra ainda não pode começar. A CCR ViaSul segue aguardando o documento. Somente de posse dele, as máquinas terão autorização para realizar os primeiros serviços, de retirada de vegetação.
Apesar do atraso por parte do Ibama, a concessionária informa que a continuará buscando o prazo de entrega, até 15 de fevereiro de 2023. Ao longo dos trabalhos, serão construídos quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e outras duas superiores.
Dos 20 quilômetros que passarão a ser duplicados, metade será liberado para uso em fevereiro de 2022. Os 10 quilômetros não precisarão ser entregues em um trecho contínuo. Mas, de acordo com a CCR ViaSul, será dada prioridade para a região de Marques de Souza, em direção a Lajeado, em função da quantidade de serviços de terraplenagem, detonação de rochas e implantação de novas pontes.
Duplicação dividida em seis
A duplicação foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve o trecho entre Lajeado e Marques de Souza.
A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.