Depois de garantir o tráfego sobre a segunda ponte do Guaíba - mesmo que a construção não tenha sido concluída -, e de entregar mais da metade dos 211 quilômetros da duplicação da BR-116 - entre Guaíba e Pelotas -, o governo federal tem um novo foco: acabar com os congestionamentos na região do Vale do Sinos.
Para que isso ocorra, uma série de obras precisará sair do papel até o fim de 2022, quando o contrato em vigor chega ao fim. Uma delas é a duplicação da ponte do Rio dos Sinos, localizada no quilômetro 247 da BR-116. Os trabalhos completaram dois meses e praticamente um terço dos serviços já foram realizados.
As obras estão ocorrendo em três frentes: na construção dos blocos da ponte no sentido Capital-interior; a cravação das estacas da ponte no sentido interior-Capital; e na fabricação das peças pré-moldadas que serão instaladas, posteriormente, nas travessias. A expectativa é que a duplicação da ponte seja finalizada em fevereiro do ano que vem.
Quando concluídas as obras, cada lado da BR-116 terá quatro em vez de duas faixas. Desde a inauguração da Rodovia do Parque - em dezembro de 2013 -, e do viaduto de Sapucaia do Sul - em 2014, este se tornou um dos principais gargalos no tráfego da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.
Outras duas importantes obras em São Leopoldo estão previstas: a construção de um novo viaduto de acesso à RS-240, no bairro Scharlau; e a ampliação da quantidade de faixas da BR-116, entre os viadutos João Corrêa e o acesso ao bairro Scharlau.
O contrato com o consórcio de empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi, foi assinado em dezembro de 2019. Ele será o responsável por executar os projetos de melhorias previstos entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. A autorização ocorreu três anos e meio depois da realização da licitação.
Este é um contrato de R$ 392 milhões - valores de 2014 - que prevê uma série de obras em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência de três anos. A escolha da empresa foi parar na Justiça e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) precisou aguardar a decisão final para dar autorização de início aos trabalhos.
O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.