
Passados sete dias desde que a Trincheira da Ceará alagou pela última vez, a prefeitura de Porto Alegre informa que está mudando a forma como atua no local. Em oito dias, a passagem de nível registrou três alagamentos, o que ocasionou uma grande ação no local.
A falta de luz fez com que as três bombas que foram instaladas para evitar o acúmulo de água na trincheira não funcionassem. Além disso, o gerador que deveria entrar em operação nestes casos ficou inoperante.
A equipe técnica do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) enviou a peça do painel de controle que queimou para a empresa que fez a instalação da Casa de Bombas. Ela está na garantia e tem estimativa de durabilidade de 30 anos e é considerada de excelente qualidade.
As causas serão apuradas. Após concluídas, a prefeitura irá identificar se há responsabilização por parte da empresa Conpasul, que foi a executora da obra da trincheira.
Já o gerador recebeu manutenção e está em pleno funcionamento. Mas a grande mudança é que o Dmae irá agora fazer o monitoramento 24 horas por dia do funcionamento da Casa de Bombas.
Além disso, foi criado um plano de monitoramento técnico. O gerador será inspecionado semanalmente. O sistema de bombeamento receberá inspeção e manutenção preventiva a cada 5 mil horas e a cada 10 mil horas de funcionamento.
A falta de manutenção foi criticada por um dos donos da Conpasul. Segundo Olivar Basso, nos 11 meses seguintes à entrega da obra, a prefeitura não fez qualquer tipo de monitoramento no local.
A obra demorou sete anos para ser entregue. Uma das justificativas era exatamente o reforço que a trincheira teve para evitar os alagamentos. Cada uma das três bombas conta com um disjuntor. O gerador deve atuar exatamente no caso da falta de energia.
A trincheira da Ceará custou R$ 39,27 milhões. O valor foi R$ 10,2 milhões maior do que o previsto na licitação, que foi realizada em 2012.
A ordem de início dos serviços foi dada em dezembro de 2012, mas os desvios no trânsito iniciaram-se em fevereiro de 2013. A inauguração ocorreu em março de 2020.