Dentro do novo plano de concessões que o governo do Estado está formatando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma das definições já encaminhadas é o fim da praça de pedágio localizada no quilômetro 13 da RS-240, em Portão. O ponto de cobrança foi criado na década de 90.
O motivo da desativação é a grande quantidade de veículos que acabam adotando rotas de fuga. Segundo o secretário Extraordinário de Parcerias do governo gaúcho, Leonardo Busatto, no novo modelo de concessão isso será corrigido.
Os estudos serão concluídos até o final do mês. Quando isso ocorrer, será possível saber qual a projeção de tarifa e a nova localização do local de arrecadação.
Apesar disso, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que irá manter a obra de reconstrução da praça de pedágio, pois as atuais estão em péssimo estado de conservação. As obras devem começar nesta semana.
- A praça de Portão era uma das três praças comunitárias que era administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) antes de ser repassada para a EGR. A estrutura da praça de portão era para ser transitória e acabou ficando definitiva - destaca o diretor presidente da EGR, Marcelo Gazen.
As nove antigas cabines virão abaixo. No lugar delas, guichês novos serão instalados. Os trabalhos irão durar três meses.
Serão investidos aproximadamente R$ 100 mil. Os recursos da própria praça serão usados na obra. E o investimento feito não será perdido, segundo Leonardo Busatto. O valor investido entra na relação de bens que a empresa vencedora assume.
A conclusão dos estudos da nova concessão é prevista para maio. Depois disso, haverá a realização de consulta pública. O edital deverá ser publicado em setembro. Já os leilão é programado para dezembro. A expectativa é que a assinatura da nova concessão ocorra em maio de 2022.
Nos planos do governo, a RS-240 ganhará terceira faixa entre a BR-116 e a RS-122. As obras deverão ser concluídas até o quinto ano de concessão.
Já a RS-122 deverá ganhar 9,16 quilômetros de terceira faixa. Essa obra será realizada a partir da RSC-453, em Farroupilha, até o acesso a Caxias do Sul.