A construção do novo terminal de cargas do aeroporto Salgado Filho avançou 30% nos últimos dois meses. O complexo de 10.615 m² está praticamente pronto.
Os trabalhos começaram em junho do ano passado. Até agora, 90% dos serviços já foram realizados. Está ocorrendo agora a montagem da infraestrutura do complexo que compreende a instalação da tecnologia da informação, dos mobiliários, entre outros.
As obras serão finalizadas em julho. A expectativa da Fraport é que o início da operação do terminal ocorra até setembro.
A melhoria irá quase triplicar o recebimento de cargas no aeroporto Salgado Filho, de 35 mil para até 100 mil toneladas ao ano. O valor investido na construção é de R$ 50 milhões.
O novo terminal não estava nas obrigações que a Fraport tem por contrato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Porém, o investimento é visto como fundamental para alavancar a logística no Rio Grande do Sul.
Mas a obra também está ligada com a ampliação da pista do aeroporto, que permitirá que aviões maiores possam desembarcar em Porto Alegre. Os principais produtos que circulam no terminal de cargas atual são eletrônicos, maquinários e equipamentos, têxtil, eletromecânicos, calçados, automotivo e metal mecânico.
O terminal terá novas docas, sendo cinco para atividades de importação e outras oito para a exportação, permitindo, assim, mais operações e otimizando a logística de mercadorias, equipamentos e veículos. Próximo ao estacionamento de 6 mil m², também serão feitas uma área exclusiva para espera de caminhões (10 vagas) e uma via de serviço com acesso restrito, que ligará o novo terminal de cargas ao pátio de aeronaves.