Demorou, mas enfim saiu a última autorização necessária para o começo da duplicação de um novo trecho da BR-386. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a licença de instalação, que era o documento que a CCR ViaSul aguardava.
A autorização deveria ter sido dada pelo Ibama até 15 de fevereiro, conforme estipulado pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Procurado, o instituto não deu resposta aos questionamentos sobre o motivo da demora.
A CCR ViaSul recebeu a informação, mas comunica que ainda não recebeu o documento. Quando isso ocorrer, a empresa poderá estipular a data de início dos trabalhos. A construtora Eurovias será a responsável pela duplicação de 20 quilômetros.
Apesar do atraso por parte do Ibama, a concessionária informa que a obra será entregue no prazo, até 15 de fevereiro de 2023. Ao longo dos trabalhos, serão construídos quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e outras duas superiores.
Dos 20 quilômetros que passarão a ser duplicados, metade será liberado para uso em fevereiro de 2022. Os 10 quilômetros não precisarão ser entregues em um trecho contínuo. Mas, de acordo com a CCR ViaSul, será dada prioridade para a região de Marques de Souza, em direção a Lajeado, em função da quantidade de serviços de terraplenagem, detonação de rochas e implantação de novas pontes.
Duplicação dividida em seis
A duplicação foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve o trecho entre Lajeado e Marques de Souza.
A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.