Surge um empecilho na tão aguardada duplicação da BR-386. Mais de dez dias já se passaram desde que a obra em um novo trecho recebeu autorização para ser iniciada. Porém, a movimentação diretamente ligada aos trabalhos ainda não ocorre.
O motivo: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda não emitiu a chamada licença de instalação da obra. Sem ela, a CCR ViaSul não tem permissão para fazer qualquer tipo de movimentação na pista.
O instituto tinha dois anos para emitir a documentação, contados a partir de 15 de fevereiro de 2019, data em que a empresa assumiu o contrato de administração da BR-386, freeway, BR-101 e Rodovia do Parque. O prazo venceu no último dia 15. Procurado pela coluna, o Ibama ainda não se manifestou a respeito.
Em janeiro, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) já havia aprovado o projeto executivo da obra. Antes disso, em fevereiro de 2020, o Ibama havia concedido a licença prévia. A autorização permitia que a CCR ViaSul já pudesse tratar do estudos da duplicação.
A duplicação foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve trecho de 20 quilômetros, entre Lajeado e Marques de Souza. Mesmo sem ter ainda iniciado, os trabalhos precisarão ser concluídos até 15 de fevereiro de 2023.
Os primeiros serviços a serem feitos são a construção dos canteiros de obras, o cadastramento das jazidas que abastecerão a duplicação com os materiais necessários, retirada de vegetação e limpeza do terreno. Após estas etapas inicia-se a terraplenagem e a drenagem.
Ao longo dos trabalhos, serão construídos quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e outras duas superiores.
Dos 20 quilômetros que passarão a ser duplicados, metade será liberado para uso em fevereiro de 2022. Os 10 quilômetros não precisarão ser entregues em um trecho contínuo. Mas, de acordo com a CCR ViaSul, será dada prioridade para a região de Marques de Souza, em direção a Lajeado, em função da quantidade de serviços de terraplenagem, detonação de rochas e implantação de novas pontes.
A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.