Daqui a duas semanas, a Infraero se despede da gestão dos aeroportos de Pelotas, Bagé e Uruguaiana. A partir de 9 de março, o grupo CCR será o responsável pelos três terminais.
Nesta mesma data, eles assumem também os aeroportos de Londrina e Bacacheri, no Paraná; Joinville, em Santa Catarina; Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; e Palmas, no Tocantins.
As obras devem ser iniciadas em 2023. Por contrato, assim que sejam iniciados os trabalhos, eles precisarão ser finalizados em até três anos.
As primeiras ações previstas são aumento da posição para aeronaves no pátio dos aeroportos; revisão e reforma das pistas, se necessário; revitalização dos aeroportos; instalação de wifi gratuito; e ampliação dos terminais de cargas.
Gigante da aviação brasileira
O grupo CCR, que também é responsável pela gestão da freeway, BR-101, BR-386 e BR-448, foi o vencedor de dois dos três leilões realizados pelo governo federal, que ofertaram aeroportos regionais brasileiros para a iniciativa privada. As disputas ocorreram em abril do ano passado.
No dia 24, outros três aeroportos passarão a ser operados pela empresa: de Goiânia, em Goiás; de São Luís, no Maranhão, e o de Teresina, no Piauí. Por fim, em 31 de março, a CCR Aeroportos assume os terminais de Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, e o de Navegantes, em Santa Catarina.
O investimento previsto nestes aeroportos é de R$ 4,86 bilhões, ao longo de 30 anos. Em seu portfólio, a CCR também administra o aeroporto de Confins, em Minas Gerais; e outros três internacionais, no Equador, na Costa Rica e em Curaçao, no Caribe.
Os três aeroportos gaúchos
Bagé
O Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer fica na zona rural de Bagé, a 60 quilômetros da fronteira com o Uruguai. O terminal já opera com aeronaves particulares, táxis aéreos e jatos executivos.
Pelotas
O Aeroporto João Simões Lopes Neto fica a sete quilômetros do centro de Pelotas. Já recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.
Uruguaiana
O Aeroporto Rubem Berta fica a seis quilômetros do centro de Uruguaiana e a oito quilômetros da fronteira com a Argentina. Já recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.