Novamente, o prazo para funcionamento dos pardais e lombadas eletrônicas na freeway, BR-386, BR-101 e Rodovia do Parque foi alterado. Os 20 controladores de velocidade não serão mais ligados em fevereiro.
O motivo do adiamento é que, somente neste mês, a CCR ViaSul recebeu a versão final do documento de autorização. É este material, emitido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que confirma os pontos onde eles precisam ser instalados.
Dois dos equipamentos já começaram a ser instalados pela CCR ViaSul. O trabalho começou pela BR-386, que terá nove deles; e pela freeway, que receberá outros cinco.
A BR-101 terá mais cinco controladores e a Rodovia do Parque (BR-448) o equipamento restante. Todos eles estarão em funcionamento até 5 de maio, depois de serem aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Os 20 controladores estão previstos no contrato que foi assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Desse total, quatro serão lombadas eletrônicas e os outros 16 serão pardais.
O objetivo é inibir o excesso de velocidade também nas rodovias concedidas para a iniciativa privada. O estudo feito pela PRF levou em consideração as estatísticas dos acidentes de cada ponto.
Os equipamentos já deveriam estar em funcionamento desde fevereiro de 2020. Porém, o governo federal mudou a legislação, alterando especificações técnicas, o que fez com que o prazo fosse prorrogado.
A BR-101, a BR-386 e a Rodovia do Parque estão sem controladores fixos de velocidade desde fevereiro de 2019. Já a freeway terá, pela primeira vez, esse tipo de equipamento.
Os pardais e lombadas eletrônicas que existiam precisaram ser desligados pois eram de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Porém, a posse destas rodovias foi transferida para a CCR ViaSul, quando iniciou o contrato de concessão da empresa.