Faltam poucas semanas para que a freeway tenha, pela primeira vez, controladores de velocidade fixos. Os equipamentos serão instalados pela CCR ViaSul, e estão previstos no contrato que foi assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Além desta rodovia, a BR-101, a BR-386 e a Rodovia do Parque (BR-448) voltarão a ter os chamados pardais e lombadas eletrônicas. O objetivo é inibir o excesso de velocidade também nas rodovias concedidas, de responsabilidade da CCR ViaSul, que estão sem estes equipamentos desde 2019.
De acordo com a concessionária, estão previstos 20 controladores. Nove deles serão instalados na BR-386. Um na Rodovia do Parque, cinco na freeway e outros cinco na BR-101. Os locais e os tipos de equipamentos ainda dependem de confirmação da autoridade policial.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi chamada para colaborar com a localização dos pontos onde a instalação deve ocorrer e que tipo de controlador - pardal ou lombada - precisa ser instalado. São levados em consideração as estatísticas dos acidentes em cada ponto.
Os controladores já deveriam estar em funcionamento. Porém, o governo federal mudou a legislação, alterando especificações técnicas, o que fez com que o prazo fosse prorrogado.