Enfim, o maior do dois veículos do aeromóvel do Trensurb começará a ser consertado. Por volta das 8h desta quarta-feira (23), começaram os trabalhos para remoção do A-200.
A ação é minuciosa e deverá durar até a tarde. O veículo, que transporta até 300 passageiros, será dividido em três partes. Um guincho fará o içamento e irá colocá-lo em três caminhões.
Ele será levado para São Leopoldo, onde será reparado pela empresa Aeromóvel do Brasil, que construiu o sistema de transporte entre o Trensurb e o aeroporto Salgado Filho.
Será feita uma manutenção completa no veículo, prevendo também pintura e revitalização da fibra externa. O policarbonato usado para as janelas, por exemplo, será trocado.
O veículo passará por conserto pelos próximos seis meses. O reparo custará R$ 2,29 milhões.
O valor da recuperação supera em 20% o montante que foi investido na sua construção. O veículo custou R$ 1,92 milhão. O gasto é elevado porque, segundo a Trensurb, também estão sendo adquiridos os projetos de construção dos veículos, que antes eram de propriedade da Aeromóvel do Brasil.
Uma capa laranja encobre parte do A-200, que está estacionado ao lado da estação Aeroporto desde julho de 2017. O veículo está parado por conta de falhas nas portas e na comunicação do veículo com a estação.
Oito anos de uso
Enquanto isso, o A-100 segue transportando até 150 passageiros. O veículo menor custou R$ 1,06 milhão à Trensurb. O investimento total com o sistema do aeromóvel para ligar a estação do Trensurb com o aeroporto foi de R$ 38 milhões, quase R$ 10 milhões a mais do que o previsto.
O contrato com as empresas vencedoras da licitação foi assinado em setembro de 2010. Na ocasião, a Trensurb tinha expectativa de que os veículos entrassem em operação no segundo semestre do ano seguinte. Porém, a obra só começou em junho de 2011. O transporte de passageiros começou a ocorrer a partir de novembro de 2013.