Depois de 50 dias desligado, o aeromóvel do trensurb voltou a funcionar nesta quinta-feira (21). O veículo, de 150 lugares, passou a transportar passageiros a partir das 6h15.
A linha do aeromóvel tem extensão de 814 metros, entre a Estação Aeroporto e o terminal de passageiros do Salgado Filho. O equipamento estava estragado desde 1º de setembro.
Segundo a Trensurb, a demora no conserto ocorreu porque os componentes que estragaram são específicos e de complexa manutenção. Uma outra dificuldade é que uma única empresa no Brasil é autorizada pelo fabricante para fazer o conserto. Além disso, a coluna apurou que a demora no conserto do veículo motivou a troca dos responsáveis pela operação do aeromóvel.
- O técnico veio, foi acompanhado por nós, ele fez a identificação. Ele isolou os componentes com falha, que agora a gente necessita mandá-los para recuperação. E parametrizou os que estavam bons para poder fazer a alimentação dos motopropulsores. Fizemos uma readequação, isolamos o problema e colocamos em funcionamento desta forma - destaca o coordenador do Centro de Desenvolvimento Operacional Aplicado à Tecnologia Aeromovel, Vinicius da Costa Nunes, que assumiu o cargo há quase três semanas.
O transporte volta a ocorrer no horário habitual, até as 22h15, inclusive com o serviço sendo oferecido aos finais de semana. A viagem é gratuita para quem já pagou a passagem do Trensurb e, para os demais, custa R$ 4,50.
Já o outro veículo, com capacidade para 300 passageiros, segue estragado há mais de quatro anos. O A-200 está parado por conta de falhas nas portas e na comunicação do veículo com a estação.