Veículo que não tem janela, que tem problema no fechamento das portas e que necessita de uma recuperação para poder voltar a transportar passageiros. Estacionado desde julho de 2017, o maior dos dois veículos do aeromóvel do Trensurb acumula poeira.
O A-200 está parado por conta de falhas nas portas e na comunicação do veículo com a estação. Ele tem capacidade para transportar até 300 passageiros do aeroporto Salgado Filho à estação da Trensurb.
Desde que começou a funcionar, em 2014, ele ficou três anos e dois meses em funcionamento. Porém, ele está há três anos e quatro meses encostado.
Nos planos da Trensurb, de forma imediata, deve ser encaminhado, no mês que vem, o primeiro contrato de manutenção dos dois veículos. Porém, assim como já está projetando a compra de mais uma leva de novos trens, a empresa também já começa a discutir a compra de um novo veículos para o aeromóvel.
- Está no nosso horizonte, mas ainda não conseguimos formatar como fazer. O importante é que tenha uma tecnologia superior - destaca o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.
Este veículo viria da Marcopolo, que construiu o veículo do aeromóvel de Canoas. Os custos estão sendo avaliados.
- Seria o mesmo modelo de Canoas, porém com o layout específico para o aeroporto, com mais espaço para bagagem. Não está sendo construído, mas a produção na Marcopolo é bem rápida, uma vez que é um produto pronto - ressalta o diretor-executivo da Aeromovel do Brasil, Marcus Coester.
Apesar de ser um produto especial , pelos materiais e equipamentos metroviários, o prazo de entrega hoje é de 120 dias, segundo informa Coester.