Aos poucos, as cabines da antiga praça de pedágio da freeway vão sendo demolidas. A destruição da estrutura localizada no quilômetro 77 da rodovia começou a ser realizada na quinta-feira.
O ponto de cobrança foi desativado em 15 de agosto. Ele começou a ter pagamento de tarifa em 26 de outubro de 1997, após a Triunfo Concepa assumir a concessão da rodovia.
A CCR ViaSul contratou a empresa Eficazz para fazer o serviço. Em razão disso, os usuários da rodovia precisam redobrar os cuidados ao passar pela região.
Mais equipes e equipamentos vão ser incorporados ao trabalho à medida que as ações sejam desempenhadas. A expectativa da concessionária é de que a demolição seja concluída em aproximadamente 45 dias, na ante-véspera do feriadão de Natal.
O objetivo da demolição é não ter barreiras na passagem dos veículos e dar maior circulação no local. O prédio ao lado, que servia de suporte às operações das cabines, não será destruído.
Ele será usado pela CCR ViaSul como mais uma base operacional. As obras serão custeadas pela concessionária.
Ao final da demolição, cada pista terá quatro faixas de tráfego, para manter o padrão da região. Com 30 mil veículos por dia passando pelo trecho, a ação será executada a fim de causar o menor impacto possível ao usuário.
A praça de pedágio foi transferida para o quilômetro 60, novo ponto de cobrança da CCR ViaSul. Essa alteração já estava prevista no contrato e era um pedido antigo de moradores de Cachoeirinha e Gravataí, principalmente.
A mudança do local de arrecadação faz com que a concessionária perca 20% da arrecadação. Essa diferença já está prevista para ser compensada no valor da tarifa.