A troca da iluminação pela qual Porto Alegre está passando também beneficiou a Fonte Talavera de la Reina, na praça Montevidéu, em frente à prefeitura. O responsável pela instalação é o consórcio IP Sul, que já faz a substituição pela cidade.
Foram instalados seis projetores com lâmpadas LED. Antes eram 4, em lâmpadas convencionais, vapor metálico. As luminárias são da cor branca, mas o colorido é obtido por películas profissionais, mesmo modelo usado em iluminação de palcos.
Quem passa à noite pelo local percebe o monumento com projeção azul, em referência à campanha de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas, em outubro, a iluminação decorativa foi rosa, por causa do combate ao câncer de mama. Em dezembro, a fonte ganhará nova cor de iluminação e assim deve seguir como vem ocorrendo também com a ponte do Guaíba.
Há aproximadamente um ano, a Fonte Talavera teve as grades do seu entorno diminuídas em dois metros. As barras de ferro encobriam a vista do local desde 2008.
O chafariz sofria recorrentes atos de vandalismo. No ano de 2008, quando a medida foi tomada, a fonte passou por reparos por conta de danos causados em 2005. Durante um protesto de carroceiros e papeleiros, um homem subiu no monumento e quebrou duas bacias e a ânfora central.
Doada à prefeitura em 1935 pela colônia espanhola, em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha, sua restauração foi feita por artistas espanhóis e gaúchos custando cerca de R$ 90 mil. Em 2000 a prefeitura já havia realizado uma restauração, ao custo de R$ 56 mil.