A Fonte Talavera de la Reina, localizada na praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal teve as grades do seu entorno diminuídas em dois metros. As barras de ferro encobriam a vista do local desde 2008.
O chafariz sofria recorrentes atos de vandalismo. No ano de 2008, quando a medida foi tomada, a fonte passou por reparos por conta de danos causados em 2005. Durante um protesto de carroceiros e papeleiros, um homem subiu no monumento fazendo duas bacias e a ânfora central quebrarem.
A Fonte histórica foi restaurada e entregue à população em agosto de 2008 causando polêmica por conta do formato e cor escolhido, com diferenças do original.
Doada à prefeitura em 1935 pela colônia espanhola, em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha, sua restauração foi feita por artistas espanhóis e gaúchos custando cerca de R$ 90 mil.
Em 2000 a prefeitura já havia realizado uma restauração, ao custo de R$ 56 mil.
No futuro, a prefeitura estuda a remoção total do cercamento, que agora ficou pela metade. O entorno também vai receber elementos de paisagismo que estão sendo acertados pela secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) .
O secretário da SMSUrb, Ramiro Rosário, destacou que o ambiente conta com a presença da Guarda Municipal e câmeras de monitoramento para manter o local isolado.