O buraco em trecho da calçada da Rua dos Andradas, em frente ao número 1.256, no Centro Histórico de Porto Alegre, está previsto para ser fechado ao longo desta segunda-feira (30). O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) diz que recebeu no último sábado (28) uma solicitação de desobstrução de esgoto pluvial no trecho, que faz parte do Quadrilátero Central, área que vem recebendo obras de revitalização.
Segundo a prefeitura, o conserto da rede foi executado no mesmo dia da requisição, ficando pendente a recolocação do calçamento.
As obras do Quadrilátero Central pararam no 16 de dezembro e só serão retomadas após 6 de janeiro em razão do movimento no comércio pelo final de ano. Prevista para ser finalizada em fevereiro, a revitalização só será encerrada em maio.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) garante que, no entanto, que até o final de março, o serviço nas ruas do Centro Histórico estará concluído. A pasta salienta que os meses restantes do prazo serão dedicados a ajustes e arremates.
Ainda neste mês, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) conseguiu uma vitória no Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE-RS), mantendo a liberação de R$ 4 milhões para as manutenções. A decisão do conselheiro relator Alexandre Postal revogou a tutela de urgência que determinava o bloqueio do pagamento ao consórcio responsável pelos serviços, após uma vistoria identificar supostas falhas na execução do projeto.
A PGM argumentou que a obra é complexa, por ser em uma área pública de uso intensivo, mas garantiu o acompanhamento técnico constante e a realização de vistoria final ao término das intervenções. Com base nas alegações do Município, o tribunal desbloqueou os recursos, permitindo que o projeto de revitalização continuasse conforme o planejado.