O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) alerta para problemas no funcionamento de casas de bombas de Porto Alegre neste começo de quinta-feira (2). A causa seria a falha no fornecimento de energia elétrica. Já em relação ao Trensurb, o problema foi a água que cobriu parte da linha. Situação foi contornada e o serviço retomado às 9h35min.
Segundo o Dmae, estão prejudicadas as estações de drenagem urbana Ebap 2 (4º Distrito) e Ebap 17 (Centro Histórico).
Mas também há problemas no fornecimento de água tratada, com a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Santa Tereza I – que atende os bairros Menino Deus e Santa Tereza.
De acordo com o Dmae, os serviços de drenagem e água tratada operam normalmente em regiões da cidade não afetadas pela falta de luz.
Sobre a falta de energia, até o começo desta manhã, mesmo após solicitações da reportagem de Zero Hora, a CEEE Equatorial seguia sem informar quantos clientes estão sem luz.
"A CEEE Equatorial informa que as chuvas e ventos fortes que atingiram Porto Alegre no final da tarde causaram desabastecimento de energia em alguns pontos da capital. As equipes estão trabalhando para que a energia retorne o mais rápido possível", diz a nota da empresa que foi divulgada na noite de quarta-feira.
Trensurb volta a funcionar
Após interrupção em decorrência da forte chuva que atingiu Porto Alegre e Região Metropolitana nesta quarta-feira (1º), a operação da Trensurb foi normalizada às 9h35min desta quinta-feira (2). Parte da linha ferroviária, entre as estações Farrapos e Mercado, sofreu com falta de energia e alagamentos.
Devido a alagamento nas imediações da estação São Pedro, em Porto Alegre, os trens deixaram de circular em toda extensão desde a chuvarada, operando somente entre a Farrapos e Novo Hamburgo.
Durante a interrupção, a viagem até o centro da Capital foi complementada pela linha de ônibus circular, gratuita aos usuários.