O prefeito Sebastião Melo avaliou, no início da noite desta quarta-feira (1º), que os alagamentos registrados em Porto Alegre no primeiro dia do seu novo governo mostram a necessidade da prefeitura de trabalhar com mais velocidade para resolver os problemas de drenagem da cidade.
A falta de luz em decorrência da chuva na Capital provocou o cancelamento da cerimônia de recondução de Melo ao cargo, que ocorreria a partir das 18h na Usina do Gasômetro.
— O sentimento é de que nós temos que trabalhar mais e mais rápido. Esse alerta de hoje, no dia da posse, no dia primeiro, que o prefeito não pode nem fazer (a cerimônia), isso nos determina o seguinte: “ande mais rápido, prefeito e sua equipe, tome providências, porque a cidade não pode esperar”. É a única coisa que eu posso te dizer. Nós temos feito todo o esforço — disse Melo, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Na mesma resposta, o prefeito afirmou que o recado recebido do temporal deste dia 1º é de planejamento e de aumento na velocidade das obras.
— O déficit de alagamento não é só pelas chuvas de maio. Ele vem historicamente. Então, nós temos que resolver isso, temos que resolver casas de bomba, resolver energia. Nós vamos continuar trabalhando. Agora eu não resolvo um déficit de 10, 20, 30, 40, 50, 70 anos tão rapidamente, mas vamos acelerar, porque a única coisa que eu posso dizer no dia 1º é de que só tem um caminho, tem que ter planejamento e acelerar, e é o que nós vamos fazer — acrescentou Melo.