A três semanas do começo da administração de rodovias federais pela CCR ViaSul, a concessionária divulgou as datas das principais obras previstas. A partir de 14 de fevereiro, a freeway; a BR-101; a BR-386, entre Canoas e Carazinho; e a Rodovia do Parque serão de responsabilidade da empresa paulista.
Uma destas obras interessa diretamente quem paga o pedágio na praça de Gravataí. A mudança do local da cobrança é um dos grandes pleitos dos moradores da cidade.
As obras de realocação da praça começam em 15 de junho. O processo deve ser concluído no segundo semestre de 2020. A cobrança está prevista para 15 de agosto do ano que vem.
Atualmente, a praça de pedágio está localizada no km 77, em Gravataí. Ela será deslocada 18 quilômetros ao leste, para o km 59, em Glorinha. Assim, o trajeto entre a fábrica da General Motors e Porto Alegre ficará sem pedágios.
Pelos próximos 21 dias, a concessionária estará realizando os trabalhos de recuperação e adequação das duas praças de pedágio, em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, além das 5 bases operacionais ao londo da rodovia. Esses serviços estão gerando 150 empregos diretos.
A partir do dia 14 de fevereiro, a concessionária começa a oferecer aos usuários da freeway os serviços de resgate com ambulância, UTIs, guinchos leves e pesados, equipes e veículos de inspeção, caminhões pipa, canal 0800 e site. A operação do vão móvel da ponte do Guaíba e do Túnel de Morro Alto, na BR-101, também passa a ser de responsabilidade da CCR, assim como o início dos trabalhos de recuperação inicial de pavimento, de sinalização e os serviços de conservação da rodovia.
Na mesma data, as outras rodovias começam a receber os trabalhos de recuperação inicial de pavimento, de sinalização e os serviços de conservação. Já os demais serviços como ambulância e guincho estão previstos para 15 de agosto.
A cobrança de pedágio começará em 15 de fevereiro de 2019. Na praça de Gravataí será cobrado o valor de R$ 4,40, em ambos sentidos. Em Santo Antônio da Patrulha a tarifa será de R$ 8,80 no sentido Porto Alegre - litoral. Essa praça passa a ter pedágio pago em ambos sentidos a partir de 15 de agosto do ano que vem. Antes disso, em fevereiro, começará a cobrança na praça da BR-101. Junto com o pagamento do pedágio nos 4 pontos da BR-386 também inicia-se a recuperação do pavimento da rodovia. A duplicação do primeiro trecho da duplicação está prevista para um ano depois, no trecho de 225 quilômetros, começando pela parte entre Marques de Souza e Lajeado.
Principais datas:
11/01/19: Assinatura do contrato de concessão;
14/01/19: Publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União (DOU); Início da reforma de praças e bases na freeway;
14/02/19: Assinatura do Termo de Arrolamento, quando a concessionária assume os bens da rodovia; Início da conservação e operação completa na freeway; Operação do Túnel do Morro Alto entre os kms 67 e 69 da BR-101; Operação do vão móvel da Ponte sobre o Rio Guaíba na BR-290; Início dos trabalhos de conservação nas demais rodovias (BR-101; BR-448; BR-386);
15/02/19: Início da Cobrança de pedágio nas 2 praças da freeway (Santo Antônio e Gravataí);
15/06/19: Início das obras de realocação da praça de Gravataí;
15/08/19: Início da operação completa nas rodovias BR-101; BR-448; BR-386;
15/02/20: Início da cobrança nas praças da BR-386 (4 praças) e BR-101 (1 praça);
15/02/20: Início do programa de restauração do pavimento na BR-386;
15/08/20: Início da cobrança bidirecional na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha na freeway;
15/08/20: Início de cobrança na praça de pedágio de Glorinha no km 59 da freeway;
15/02/21: Início das obras de duplicação de 225 km na BR-386 (começando pela parte entre Marques de Souza e Lajeado).
Informações gerais da concessão:
- 473,4 kms de rodovias federais no RS;
- 32 municípios beneficiados;
- Investimentos de R$ 7,8 bilhões em obras e melhorias, e R$ 5,6 bilhões em operação.
Trechos:
- BR 101 - 87,9 km: Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Torres;
- Freeway - 98,1 km: Osório, Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre;
- BR 386 – 265,8 km: Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro, Triunfo, Tabaí, Paverama, Taquari, Fazenda Vilanova, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, São José do Herval, Fontoura Xavier, Soledade, Tio Hugo, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto e Carazinho;
- BR 448 - 21,6 km: Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.
Praças de pedágio:
- BR 101 – km 35, em Três Cachoeiras;
- Freeway – km 19, em Santo Antônio da Patrulha e km 77, em Gravataí (que será transferida para o km 59, em Glorinha);
- BR 386 - km 424, em Montenegro; km 374, em Paverama; km 260, em Fontoura Xavier e km 203, em Victor Graef.
Principais obras:
- Duplicação de 225 km de rodovias;
- Construção de 158 km de faixas adicionais;
- Construção de 76 km de vias marginais;
- Construção de 59 novos acessos;
- Construção de 36 interconexões;
- Implantação de 36 km de retornos em nível;
- Construção de 32 novas passarelas;
- Construção de 13 passagens inferiores;
- Instalação de iluminação em 172 km de vias marginais e travessias urbanas.
Principais serviços aos usuários:
- 14 estruturas entre bases operacionais e Serviços de Atendimento aos Usuários (SAU);
- Atendimento pré-hospitalar;
- Atendimento com UTI Móvel;
- Guinchos leves e pesados;
- Monitoramento com mais de 1,1 mil câmeras;
- Painéis de Mensagens Variáveis;
- 67 veículos e equipes de inspeção de tráfego;
- Conservação permanente;
- Ouvidoria;
- Totens de atendimento nas bases;
- Site e 0800.