O presidente da CCR, nova empresa responsável pela concessão da freeway, Leonardo Vianna afirmou que os estudos para remoção da praça de pedágio, que hoje está no km 77, em Gravataí, já foram iniciados. Essa praça será deslocada 18 quilômetros ao norte, para o km 59. Assim, o trajeto entre a fábrica da General Motors e Porto Alegre ficará sem pedágios.
— O nosso cronograma prevê, em um ano e meio, fazer a mudança da praça de Gravataí. Estamos providenciando o projeto e as questões de desapropriações. Queremos cumprir o programado — afirmou Vianna.
O contrato prevê que essa mudança não pode ser realizada antes de 12 meses de exploração das praças nos locais onde estão hoje — ou seja, a partir de fevereiro de 2020. Com a troca, os motoristas que utilizam a freeway para ir à Gravataí não precisarão pagar pedágio. Para isso, serão necessárias também a construção de acessos à cidade, também sob responsabilidade da CCR.
A empresa já identificou pontos emergenciais para as primeiras obras, ao longo de toda a via. Serão realizados reparos no pavimento, nos buracos que surgiram após a saída da Concepa, limpeza da rodovia, roçada e capina do mato nos canteiros e no entorno. Essa etapa durará seis meses, segundo Vianna.
Questionado sobre a qualidade do serviço oferecido, o presidente afirmou não ter dúvidas que a sua empresa vai atender bem aos gaúchos.
— A CCR é considerada uma das melhores operadoras de rodovia do Brasil. É nosso primeiro projeto aqui, mas tenho certeza que vamos atender plenamente dentro daquilo que está previsto no contrato, e trazer nossa expertise aqui para o RS.