Foi assinado, por volta das 11h30min desta sexta-feira (11), o contrato que entrega a concessão da Rodovia de Integração do Sul (RIS) – que inclui quatro rodovias federais gaúchas – ao grupo CCR. A empresa paulista será responsável pela recuperação, manutenção e conservação das vias e vai administrar sete praças de pedágio por um período de 30 anos.
A tarifa será de R$ 4,30 nos primeiros 12 meses, com reajustes anuais de acordo com a inflação. Ainda incidirá sobre o valor um percentual do investimento realizado pela empresa no período – que pode ser até negativo, caso ela realize menos melhorias do que o previsto no contrato.
A partir da assinatura, a CCR tem 30 dias para assumir os pedágios já existentes na freeway, além de realizar melhorias na própria rodovia e nas BRs 101, 386 (entre Canoas e Carazinho) e 448, a Rodovia do Parque.
Inicialmente, a cobrança de pedágio será apenas nas praças já existentes na freeway, em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, em ambos os sentidos. As cancelas hoje localizadas no km 77 devem ser transferidas para o km 59, próximo à General Motors (GM), em Gravataí, entre março do ano que vem e março de 2021.
A partir de 2020, a concessionária também poderá cobrar pedágio na BR-386, em quatro locais, e um na BR-101, em Três Cachoeiras.
A CCR é a maior concessionária de rodovias do país e é responsável, entre outras, pela administração da Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro e da Anhanguera-Bandeirantes, que faz a conexão da capital paulista ao interior do Estado.
A concessão exige investimento de R$ 7,8 bilhões em obras e R$ 5,6 bilhões em manutenção e operação, abrangendo 32 municípios, em um total de 473,5 quilômetros de estrada. A expectativa é que sejam gerados 4 mil empregos durante as obras, segundo estimativa do Piratini.
Calendário previsto das obras
- 2019: trabalhos iniciais, com intervenções emergenciais, como tapa-buracos e reparos no acostamento, melhorias na sinalização vertical (placas) e horizontal (pinturas na pista) e colocação de taxas refletivas em 100% do trecho concedido.
- 2020 a 2023: recuperação de todas as rodovias, incluindo recapeamento de trechos e reforma estrutural de passarelas e viadutos.
- 2021 a 2030: duplicação de Lajeado a Carazinho (BR-386).
- 2031 a 2036: adequação da duplicação de Canoas a Tabaí (BR-386) e alargamento da freeway, de Gravataí a Osório.