Horas após a assinatura, na sexta-feira (11), do contrato que concedeu ao Grupo CCR a gestão da agora chamada Rodovia de Integração Sul (RIS), a empresa começou a realizar reformas nas praças de pedágio da freeway em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. A RIS compreende as BRs 101, 290 (somente no trecho da freeway, da Capital a Osório), 386 (entre Canoas a Carazinho) e 448 (Rodovia do Parque).
Cerca de 150 funcionários promoveram, ao longo do fim de semana, limpeza e reformas estruturais na parte elétrica e de infraestrutura nas praças de pedágio. Também houve trabalhados em cinco bases operacionais do Grupo CCR ao longo da rodovia, onde ficarão alocados veículos para atendimento ao usuário, como guinchos ou veículos para resgate hospitalar.
O Grupo CCR começará oficialmente a atuar na Rodovia de Integração Sul apenas a partir de 14 de fevereiro. A contar da data, o pedágio passará a ser cobrado na freeway, em Santo Antônio da Patrulha e em Gravataí, e a empresa deverá promover reformas na rodovia e nas BRs 101, 386 e 448 – como duplicação de via, corte de grama, cobertura de buracos ou instalação de placas para melhorar a sinalização.
Passado um ano e meio de concessão, as sete praças, em ambos os sentidos, começarão a funcionar. A cedência dos trechos à iniciativa privada será por 30 anos. Como contrapartida, a empresa vencedora terá de promover melhorias na infraestrutura — a principal será a duplicação da BR-386, entre Carazinho e Lajeado.
O Grupo CCR venceu o leilão de concessão, em novembro, propondo a menor tarifa de pedágio – R$ 4,30. Conforme adiantou na sexta-feira (11) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o preço pode subir caso a concessionária adiante a entrega das obras – a justificativa é compensar o deslocamento de verbas para mais cedo.
Calendário previsto das obras
Como contrapartida pela arrecadação nas sete praças de pedágio por 30 anos, além de socorro médico e mecânico, videomonitoramento e operação do vão móvel da ponte do Guaíba, a nova concessionária terá de promover melhorias na infraestrutura nas quatro rodovias. A principal obra será a duplicação da BR-386, de Lajeado a Carazinho.
2019: trabalhos iniciais, com intervenções emergenciais, como tapa-buracos e reparos no acostamento, melhorias na sinalização vertical (placas) e horizontal (pinturas na pista) e colocação de taxas refletivas em 100% do trecho concedido.
2020 a 2023: recuperação de todas as rodovias, incluindo recapeamento de trechos e reforma estrutural de passarelas e viadutos.
2021 a 2030: duplicação de Lajeado a Carazinho (BR-386).
2031 a 2036: adequação da duplicação de Canoas a Tabaí (BR-386) e alargamento da freeway, de Gravataí a Osório.