Estacionado desde julho de 2017, o maior dos dois veículos do aeromóvel do Trensurb acumula poeira e não há qualquer previsão de quando ele será consertado. O A-200 está parado por conta de falhas nas portas e na comunicação do veículo com a estação. Ele tem capacidade para transportar até 300 passageiros do aeroporto Salgado Filho à estação da Trensurb.
Em dezembro do ano passado, a empresa informou que estava adaptando os truques do veículo estão sendo adequados para receber esse sistema atualizado. A partir de janeiro de 2020, a Trensurb informou que aguardava pelo fornecimento de componentes necessários para os serviços de melhoria do sistema de suspensão pelo fornecedor dessa tecnologia, a Aeromovel Brasil.
"Ainda não temos previsão para a entrega desses componentes e, dessa forma, não é possível estabelecer uma previsão para a conclusão do processo de manutenção do veículo A-200", disse a empresa por meio de nota.
A Trensurb reconhece que não há um contrato de fornecimento e que as peças em questão serão entregues como parte da garantia do sistema.
A coluna entrou em contato com o CEO da Aeromovel do Brasil não confirmou as informações repassadas pela Trensurb. Segundo Marcus Coester, não procede a informação de que os componentes serão entregues dentro da garantia de construção do aeromóvel. Os dois veículos foram entregues entre 2013 e 2014 pela empresa fluminense TTRANS e a garantia era de 5 anos, prazo que já expirou.
- Contratualmente não há nada definido. Apresentamos uma sugestão de melhoria para a suspensão do A-200 e um orçamento. Inclusive oferecemos este material em consignação para a Trensurb testar, mas não temos uma definição de como eles querem fazer esta operação. Inclusive, temos os componentes em estoque para implementar estas melhorias sugeridas - ressaltou Coester.
O diretor, porém, destacou que, apesar de não ter nenhum contrato de manutenção com a Trensurb, a Aeromovel Brasil continua prestando suporte técnico, quando solicitado pontualmente.
Depois de passar pelo conserto que não tem previsão de ser concluído, a Trensurb informa que o menor dos dos veículos também passará por conserto. Enquanto isso, o serviço que beneficia passageiros que precisam se deslocar entre o aeroporto e o trem segue indisponível.
Há aproximadamente 50 dias, o A-100 foi desligado. A justificativa da Trensurb foi a prevenção do coronavírus. A medida segue em vigor e não tem prazo para ser revogada.
O investimento total com o sistema do aeromóvel, para ligar a estação do trem com o aeroporto, foi de R$ 38 milhões, quase R$ 10 milhões a mais do que o previsto. O contrato com as empresas vencedoras da licitação foi assinado em setembro de 2010.
Na ocasião, a Trensurb tinha expectativa de que os veículos entrassem em operação no segundo semestre do ano seguinte. Porém, a obra só começou em junho de 2011. O transporte de passageiros começou a ocorrer a partir de novembro de 2013.