Como forma de prevenção do avanço do coronavírus, a Trensurb alterou, temporariamente, o funcionamento do aeromóvel e das bibliotecas. Outras medidas foram adotadas em trens e plataformas.
As novas medidas suspendem o funcionamento da linha metrô-aeroporto do aeromóvel e das bibliotecas das estações Mercado e Novo Hamburgo, por tempo indeterminado. Os bebedouros de todas as estações também foram desativados.
Conforme a Trensurb, a circulação de trens acoplados foi ampliada para diminuir a aglomeração durante as viagens. A limpeza das composições que chegam às estações terminais, Mercado e Novo Hamburgo, também foram intensificadas. Cerca de 50 profissionais de limpeza, divididos em turnos, realizam o trabalho de desinfetar janelas, portas e barras, além de catracas, bilheterias e caixas eletrônicos.
Segundo o diretor presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, todos os trens, inclusive os com ar condicionado, possuem janelas e a orientação aos usuários, é que elas sejam mantidas abertas, para que haja maior a circulação de ar.
Além disto, conforme o diretor, os funcionários estão trabalhando de máscaras e luvas, para garantir a saúde dos empregados, especialmente daqueles que fazem parte de grupos mais vulneráveis à doença.