As quedas nos indicadores de casos graves e mortes por coronavírus no RS e no Brasil também influenciam na busca por vacinas no Estado. Conforme o painel de monitoramento da imunização covid-19, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), há 5,7 milhões de doses em atraso (3ª, 4ª e 5ª doses).
Segundo o Ministério da Saúde, o planejamento da vacinação para 2023 tem como proposta de esquema o uso de vacinas bivalentes com cepas atualizadas com dose de reforço para grupos específicos em maior vulnerabilidade, riscos para complicações e óbito e maior exposição. Já as vacinas monovalentes são destinadas para iniciar ou completar esquema vacinal das pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários elegíveis para a vacinação bivalente.
Esquema vacinal contra a covid-19 para cada faixa etária, segundo o Ministério da Saúde
Seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias
Para crianças que iniciaram o esquema vacinal recomendado para a faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias com a vacina Pfizer (frasco de tampa vinho) e finalizarão seu esquema após completar cinco anos de idade, essas deverão adotar o esquema recomendado para a faixa etária de cinco a 11 anos utilizando a vacina Pfizer (frasco de tampa laranja) para completar o seu esquema.
Para o registro no sistema de informação, deve ser considerada a dose da vacina com o esquema respectivo para a faixa etária correspondente.
Três e quatro anos, 11 meses e 29 dias
Para crianças de três e quatro anos, 11 meses e 29 dias que iniciaram o esquema vacinal com CoronaVac, o esquema primário é composto por duas doses (1ª dose + 2ª dose), com intervalo de quatro semanas entre a primeira e segunda doses. Nessa faixa etária há a indicação de uma dose de reforço preferencialmente com a vacina da Pfizer (frasco de tampa vinho), com intervalo de quatro meses após a segunda dose recebida. Na indisponibilidade dessa o reforço poderá ser realizado com a vacina CoronaVac. O registro da dose de reforço com a vacina CoronaVac no sistema de informação deverá ser 1º reforço (R1) e com a vacina Pfizer 3ª dose (D3).
De cinco a 11 anos
Para crianças de cinco a 11 anos de idade, o esquema primário recomendado é composto por duas doses da vacina Covid-19 (1ª dose + 2ª dose). Para aquelas que iniciaram o esquema com o imunizante CoronaVac, o intervalo entre as doses é de quatro semanas, e, para as crianças que iniciaram o esquema com o imunizante Covid-19 Pfizer (frasco de tampa laranja), o intervalo é de oito semanas após a 1ª dose. A dose de reforço deve ser feita com intervalo mínimo de quatro meses após a segunda dose.
De 12 a 39 anos
Para as pessoas de 12 a 39 anos não incluídas no grupo prioritário recomendado para receber as vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com esquema vacinal incompleto, deverá ser realizado o esquema primário utilizando duas doses das vacinas covid-19 (monovalente) e o reforço com intervalo mínimo de quatro meses entre as doses.
De 40 a 59 anos
Para adultos de 40 a 59 anos não incluídos no grupo prioritário recomendado para receber as vacinas bivalentes, o esquema vacinal é composto por duas doses (1ª dose + 2ª dose) e duas doses de reforço (1º reforço + 2º reforço).