
Foi dada a largada para a contratação da empresa que irá monitorar a qualidade do ar em três cidades gaúchas. A abertura das propostas irá ocorrer em 16 de maio.
Quem vencer a disputa receberá R$ 5,82 milhões pelo período de quatro anos. Os equipamentos serão posicionados em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul. O vencedor terá quatro meses para instalar e já começar a transmitir os dados por meio de boletins diários.
O contrato prevê monitoramento dos poluentes atmosféricos ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e material particulado. Também serão avaliados os parâmetros meteorológicos temperatura, pressão, umidade relativa, velocidade e direção do vento e radiação total.
Primeira tentativa
A contratação anterior foi interrompida mesmo depois da escolha de uma vencedora: a empresa capixaba Aires Serviços Ambientais. A Central de Licitações (Celic) entendeu que uma situação ocorrida durante a disputa entre cinco concorrentes feriu o "princípio da competitividade e isonomia entre os licitantes". Segundo a Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, houve um equívoco de uma das empresas participantes na fase de lances, etapa na qual as interessadas realizam a disputa de preços on-line.
Atualmente, o Rio Grande do Sul tem seis estações ativas: em Porto Alegre, Canoas, Triunfo, Gravataí, Esteio e Guaíba. O Estado já chegou a contar com 17.