Sujo, pichado e com infiltrações. Essa é a atual situação do prédio da prefeitura, que fica localizado na Avenida Osvaldo Aranha, próximo ao túnel da Conceição.
Mas, em breve, a antiga sede Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) vai deixar de ser ocupação de morador de rua. As negociações com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) avançaram.
De acordo com o pró-reitor de Inovação e Assuntos Institucionais da universidade, Geraldo Jotz, faltam ainda alguns detalhes, que devem ser superados nas próximas semanas. A Secretaria Municipal da Administração informa que o termo de cessão de uso entre as partes será assinado no próximo dia 10 de novembro e terá validade de 30 anos.
A UFRGS aguardava análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Após a assinatura do termo, o terreno será cercado. A partir daí, a universidade irá providenciar as obras de revitalização externa e interna devem iniciar em breve assim que a minuta for assinada e a forma de processo licitatório decidida.
- A área deve ser cercada para podermos licitar o projeto e a obra, bem como a partir da assinatura, a UFRGS assume a segurança do prédio - informa o pró-reitor de Inovação e Assuntos Institucionais da UFRGS, Geraldo Jotz.
Segundo ele, se tudo andar rápido, a obra começará entre março e maio do ano que vem. A estimativa é que o imóvel possa ser inaugurado ainda em 2022.
A prefeitura chegou a cogitar cercar a área e vender o imóvel caso não houvesse acordo. As negociações iniciaram em janeiro.
- O acordo entre a prefeitura e a UFRGS vai possibilitar a revitalização de uma área que antes estava abandonada e trará enormes benefícios para a cidade. Além disso, estamos seguindo a nossa política pública de dar aos imóveis municipais a destinação mais adequada, investindo em inovação, educação e tecnologia em prol da população -, destaca o secretário André Barbosa.
O imóvel será usado pela UFRGS para funcionamento de atividades relacionadas à Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) da instituição. Também funcionará o Parque Científico e Tecnológico da UFRGS – Parque Zenit, a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da universidade, e também a sede do programa Pacto Alegre - que visa fomentar demais ações da universidade relacionadas à inovação.
A UFRGS vai disponibilizar as instalações para o desenvolvimento de atividades relacionadas à inovação e empreendedorismo. Sempre que for solicitado, o novo responsável deverá destinar espaço no imóvel para sediar o Gabinete de Inovação da prefeitura.