Falta pouco para que o deslocamento de Porto Alegre a Gramado fique mais facilitado. Será possível diminuir o tempo de viagem entre as duas cidades.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a construtora Pelotense trabalham nos últimos detalhes. A intervenção é aguardada há 20 anos.
A obra em questão é a pavimentação do trecho de chão batido da RS-373, que liga Morro Reuter a Gramado, passando por Santa Maria do Herval. Quando pronta, a melhoria irá encurtar o tempo de deslocamento. Atualmente, já é possível trafegar pela rodovia, mas o trecho de chão batido atrapalha o tempo de viagem.
O deslocamento é 23 quilômetros mais curto se comparado com quem usa a RS-239 e a RS-115. Já a comparação com quem usa a freeway, RS-020 e RS-115, a distância é 16 quilômetros menor.
Serviços como estaqueamento e topografia já começaram a ser executados na RS-373. Atualmente, Daer e empresa trabalham na atualização dos projetos e licenças ambientais. De acordo com o diretor-presidente da construtora, Luis Roberto Ponte a pavimentação em si começará em novembro.
A obra em 17,21 quilômetros foi dividida em três etapas e deve durar 22 meses. A primeira delas é a que inicia-se em novembro. Serão pavimentados 6,5 quilômetros. A partir do ano que vem, outros 9,8 quilômetros passarão por obras. Os últimos 900 metros serão executados ao final das duas etapas.
O investimento é de R$ 27,6 milhões. A realização da obra foi anunciada em junho, quando o governo gaúcho divulgou investimentos de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do Rio Grande do Sul até 2022.
O projeto de pavimentação está pronto desde 2001 e passou por ajustes em 2008. A alegação para ele não ser executado, contudo, sempre foi a falta de recursos.