A pavimentação da estrada que liga Gramado, na Região das Hortênsias, com o município de Santa Maria do Herval, na Encosta da Serra, está mais próxima de sair do papel. São 20 anos de espera para que os 15 quilômetros restantes da RS-373 sejam concluídos e impulsionem o desenvolvimento das duas regiões. A expectativa de que a obra finalmente vai ocorrer veio com a decisão da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados de reservar para a estrada R$ 5 milhões em emendas parlamentares no orçamento da União. A reunião ocorreu na última terça-feira (23), em Brasília.
Segundo a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel (PDT), a RS-373 asfaltada terá potencial de desenvolver um novo eixo de turismo rural no município, além de melhorar o escoamento da produção. O município acredita também que possa se beneficiar de parte do fluxo turístico da Região das Hortênsias.
— Temos um enorme potencial turístico e muito nos afeta essa situação de estrada de chão. Temos um fluxo que vai por aqui até Gramado, o turista vai vir aqui nem que seja para pernoitar. Ele quer qualidade e a estrada de chão não oferece.
Em Gramado, a estrada passa pelo bairro Serra Grande. Na área não há empreendimentos turísticos, mas o trecho é utilizado para o escoamento da produção. Segundo a prefeitura, a pavimentação vai permitir a criação de uma nova rota turística que vai beneficiar também Morro Reuter e Dois Irmãos. Outra peculiaridade da RS-373 é o trajeto mais curto entre Porto Alegre e Gramado. Por conta disso, a rodovia é recomendada por aplicativos de GPS e acaba sendo utilizada por turistas que desembarcam no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
O projeto de pavimentação está pronto desde 2001 e passou por ajustes em 2008. A alegação para ele não ser executado, contudo, sempre foi a falta de recursos. A rodovia está sob responsabilidade do Estado, que enfrenta dificuldades até mesmo para a manutenção das estradas existentes.
Os R$ 5 milhões destinados em conjunto pela bancada não são suficientes para o asfaltamento completo. Porém, as cidades da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) articulam o acréscimo de mais R$ 5 milhões por meio das emendas individuais de cada deputado. Outros R$ 5 milhões são esperados que saiam do caixa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), conforme as prefeituras. Dessa forma, se completaria o valor necessário para a conclusão do trecho.
Como o projeto ainda está na fase de captação de recursos, não há previsão para as máquinas começarem a trabalhar. Antes são necessários trâmites para liberação dos recursos e contratação da obra, que serão conduzidos pelo Estado.