A Páscoa em Gramado, na Serra gaúcha, está confirmada para ocorrer de 12 de março a 11 de abril. A sexta edição do evento foi anunciada em coletiva de imprensa pela internet na tarde desta terça-feira (23). A organização está trabalhando com a possibilidade de uma programação híbrida, que inclui oficinas, contações de histórias, intervenções culturais e apresentações que serão transmitidas via redes sociais. Outra possibilidade é a realização da Vila de Páscoa, com venda de produtos e apresentações no Palácio dos Festivais, mediante controle de acesso do público.
Para Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur e secretária de Turismo do município, caso não seja possível o comércio presencial, os artesãos e as chocolaterias poderão vender os seus produtos de forma online.
— Não haverá nada que promova aglomeração. Trupes e paradinhas não serão permitidas, mesmo que o evento tenha possibilidade de ser presencial. Somente locais com controles de acesso. A decisão vai ser feita quando se chegar mais próximo da data — esclareceu Rosa, ressaltando que será avaliada a bandeira de distanciamento controlado e os decretos que estiverem em vigor para a definição da programação completa.
Os 31 dias de programação deste ano - em 2020 o evento não foi realizado - são uma forma de se evitar concentração de visitantes num período curto, principalmente por causa da tradicional decoração pelas ruas da cidade. Os enfeites de Páscoa começarão a ser montados em 10 dias por uma empresa que foi escolhida por licitação, mas que não teve o nome divulgado por estar em fase de análise de documentos.
De acordo com o vice-prefeito e presidente do conselho de administração da Gramadotur, Luia Barbacovi, a gestão terá o compromisso de fazer com que Gramado movimente a sua economia sem colocar em risco a vida das pessoas.
O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico e coordenador do Gabinete de Crise, Ubiratã Luiz Alves de Oliveira, afirma que a fiscalização sobre as regras de distanciamento será reforçada.
— Desde o início do governo estamos tentando diminuir a disseminação do vírus. Fazendo a sanitização dos lugares públicos, aumentando a testagem, o atendimento e o número de profissionais da tenda da covid. O hospital está sendo ampliado e as cirurgias eletivas estão suspensas. Estamos aumentando leitos de UTI e a fiscalização, pedindo para que a sociedade ajude a fiscalizar. Com o prejuízo incalculável por não ter tido evento de qualidade na nossa cidade no ano passado, o Gabinete de Gestão de Crise vai fazer tudo que for possível (para que ocorra o evento com segurança) — comentou Oliveira.
Mais do que garantir a segurança do segundo evento mais procurado pelos turistas em Gramado — a liderança é do Natal Luz — Rosa lembra a importância e o significado da data comemorativa.
— Pretendemos realizar a Páscoa em Gramado sempre levando a mensagem da Páscoa. Tentar passar um pouco dessa esperança e do renascimento, através da resiliência que estamos exercitando há quase um ano — pontuou a presidente da Gramadotur.
Os demais eventos da cidade foram transferidos para o segundo semestre de 2021. A Páscoa em Gramado é promovida pela prefeitura, com realização da Gramadotur e Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado.