Pouco mais de sete meses após o início da duplicação de um novo trecho da BR-386, a CCR ViaSul anuncia a conclusão de parte dos trabalhos.
As obras em 20,3 quilômetros, entre Marques de Souza e Lajeado, estão sendo conduzidas pela construtora Eurovias. Desse total, 6,5 quilômetros estão finalizados, inclusive com a pintura das faixas.
Os serviços foram finalizados no dia 14, entre o km 325 e km 332, em Marques de Souza. Três dias depois (17), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já vistoriava o trecho.
Apesar de pronta, a nova pista ainda não será liberada para uso. Segundo a CCR ViaSul, foi acordado com a ANTT que o trecho só passará a receber veículos a partir da conclusão de todos os 20,3 quilômetros.
- Foi dado o primeiro passo para a transformação de uma das mais importantes rodovias do Rio Grande do Sul. E como todo primeiro passo, ele só é dado após a certeza da segurança. Por isso, a liberação para o fluxo só será feita após a conclusão de todo o primeiro trecho até Lajeado. Porém, a população gaúcha pode ter absoluta certeza de que essa espera valerá a pena - destaca o diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti.
A concessionária mantém o compromisso de entregar a obra até fevereiro de 2023. Porém, esse prazo poderá ser antecipado, pois depende do andamento dos trabalhos.
Todos os demais 13,8 quilômetros já estão recebendo intervenções. Uma nova fase das detonações de rochas já iniciou no km 339, em direção a Lajeado.
Duplicação dividida em seis
A duplicação foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve este trecho entre Lajeado e Marques de Souza.
A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.
O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.
Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.
Além da duplicação, serão construídos 13 quilômetros de ruas laterais, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, entre outras obras. Ao todo estão sendo investidos R$ 300 milhões na duplicação deste primeiro trecho.