A duplicação de novo trecho da BR-386 vai completar três meses na próxima sexta-feira (1). As obras, sob responsabilidade da CCR ViaSul, estão ocorrendo entre Marques de Souza e Lajeado.
Aproximadamente 600 pessoas trabalham em 20 pontos diferentes. Retirada de vegetação, terraplenagem, escavação e detonação de rochas, drenagem e construção de peças pré-moldadas são algumas das atividades que estão sendo realizadas.
- Estamos avançando, recuperando o tempo perdido. Estamos colocando mais esforços, apesar da chuva atrapalhar bastante - destaca o diretor-presidente da concessionária, Fausto Camilotti.
A obra poderia ter começado em fevereiro. Porém, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a Autorização de Supressão Vegetal (ASV) três meses depois do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Apesar das dificuldades enfrentadas, Camilotti confirma que a CCR ViaSul segue com o compromisso de entregar a obra em fevereiro de 2023. E, a partir do segundo semestre do ano que vem, já deverá ser possível entregar trechos da duplicação.
Porém, possíveis liberações de tráfego só irão ocorrer se houver segurança aos usuários. Também não poderá atrapalhar o avanço das obras. Dessa forma, entregas serão possíveis desde que envolvam longo trecho pronto.
- Já teremos etapas relativamente sinalizadas a partir do segundo semestre de 2022. Mas o tráfego só será liberado quando houver segurança, conforto e viabilidade. A ideia é não criar riscos de acidentes, colisões frontais e atrapalhar o avanço dos trabalhos - destaca Camilotti.
A liberação de 10 quilômetros, em fevereiro de 2022, chegou a ser cogitada. Porém, o atraso ocasionado pela demora na autorização para início das obras, e o período mais chuvoso, fizeram com que a hipótese não se confirmasse.
Além da duplicação, serão construídos 13 quilômetros de ruas, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, entre outras obras. Ao todo estão sendo investidos R$ 300 milhões na duplicação deste primeiro trecho. A empresa Eurovias é a responsável pela obra.
E a CCR ViaSul já começa a planejar a próxima obra que sairá do papel na BR-386. A ANTT autorizou o início do processo de desapropriação em cinco quilômetros da rodovia, de Lajeado a Estrela.
Na região será construída uma faixa adicional de tráfego, que já é duplicada. As obras estão autorizadas para iniciarem em fevereiro de 2022. Elas deverão ser executadas ao longo de 12 meses.