As primeiras ações começam a ser realizadas pelo grupo CCR, que se prepara para assumir integralmente nove aeroportos nos três estados do Sul pelos próximos 30 anos. Em audiência realizada na segunda-feira (20), com integrantes do governo gaúcho, os executivos informaram seus planos para os terminais de Pelotas, Bagé e Uruguaiana.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, a CCR informou que os novos superintendentes destes aeroportos já foram contratados. Eles são funcionários da própria Infraero e já trazem na bagagem todo o conhecimento que dispõem sobre os terminais.
- Eles terão vários aeroportos, em outros estados. E demonstraram ter interesse em participar de mais leilões - destaca Frederico Antunes.
O pré-projeto de cada um dos terminais começa a ser desenvolvido ainda neste mês. A previsão é que as obras se iniciem em 2023. Por contrato, assim que sejam iniciados os trabalhos, eles precisarão ser finalizados em até três anos.
Antes disso, em abril de 2022, a CCR deverá realizar visitação nas prefeituras das três cidades dos terminais que administrará a fim de apresentar as metas previstas. As primeiras ações previstas são aumento da posição para aeronaves no pátio dos aeroportos; revisão e reforma das pistas, se necessário; revitalização dos aeroportos; instalação de wifi gratuito; e ampliação dos terminais de cargas.
O contrato de concessão foi assinado com a Concessionária do Bloco Sul em novembro, quando iniciou-se o Plano de Transferência Operacional. A ordem de serviço foi dada há aproximadamente um mês.
Pela projeção prevista, a etapa de preparação se estenderá até janeiro. Depois disso, começa a fase de operação assistida, quando Infraero e CCR coordenam juntas as ações nos terminais de Pelotas, Bagé e Uruguaiana.
Por fim, a partir da segunda quinzena de março, a concessionária assume sozinha as operações nos três aeroportos. A data exata será anunciada pela CCR no ano que vem.
Além dos terminais do Rio Grande do Sul, a empresa também será responsável pelos aeroportos de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Bacacheri (PR), Londrina (PR), Joinville (SC) e Navegantes (SC). O leilão foi realizado em abril.
Os três aeroportos gaúchos
Bagé
O Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer fica na zona rural de Bagé, a 60 quilômetros da fronteira com o Uruguai. O terminal já opera com aeronaves particulares, táxis aéreos e jatos executivos.
Pelotas
O Aeroporto João Simões Lopes Neto fica a sete quilômetros do centro de Pelotas. Já recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.
Uruguaiana
O Aeroporto Rubem Berta fica a seis quilômetros do centro de Uruguaiana e a oito quilômetros da fronteira com a Argentina. Já recebe voos comerciais regulares da Azul que conectam o município a Porto Alegre.