O corte de fita e a retirada do cone não ocorrerão mais neste sábado (15) na Rua José Pedro Boéssio, localizada na zona norte de Porto Alegre. A obra, iniciada em novembro de 2019, vai demorar um pouco mais para ficar pronta. Ela é uma das que receberam recursos do financiamento da Copa de 2014.
A obra em si - no trecho de 846 metros, entre a avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer - está pronta há alguns meses. Porém, como a rua foi ampliada, a rede de energia acabou ficando dentro da via. Ao todo, 24 postes precisarão ser realocados.
Segundo previsão anterior da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), o a liberação do trânsito no local ocorreria neste fim de semana. Agora, o novo prazo é 15 de fevereiro.
O motivo do atraso foi a demora para se conseguir aprovar o último aditivo da construção. Com o documento atualizado será possível iniciar o redirecionamento da rede elétrica.
- Após um intenso trabalho dos nossos técnicos, aprovamos o projeto de reajuste dos postes elétricos, aprovamos o aditivo e daremos início ao último serviço necessário a esta obra -, afirma o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
A via convivia com constantes alagamentos, além de não ter espaço seguro para os pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.
- Superados os entraves burocráticos, iremos entregar a infraestrutura desta via, que além das questões de mobilidade, pretende amenizar os históricos problemas de alagamentos na região -, conclui o secretário.
Os trabalhos começaram em novembro de 2019 e deveriam ter ficado prontos no primeiro semestre de 2020. A Rua José Pedro Boéssio faz parte do traçado pretendido para a futura 4ª perimetral. Sua ligação com a avenida Ernesto Neugebauer pretende favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e BR-290.
As melhorias na José Pedro Boéssio são a segunda parte das intervenções na região. A primeira delas foi a obra na Avenida Ernesto Neugebauer. Ela recebeu nova pavimentação em blocos de concreto e rede de drenagem nos 2.680 metros de extensão. Os trabalhos foram executados entre abril de 2016 e agosto de 2020.