A Rua José Pedro Boéssio está diferente. A via da zona norte de Porto Alegre ganhou nova pavimentação e calçamento.
Porém, os veículos ainda não podem utilizá-la. A rua, por exemplo, é caminho para acessar a Arena do Grêmio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), o serviço em si está pronto. Falta concluir a pintura das faixas e reposicionar os postes de luz. Como houve ampliação das faixas de tráfego, a rede de energia acabou ficando dentro da via.
- A intervenção da via, em geral, já foi totalmente concluída. No momento estamos finalizando a implantação da sinalização viária e aguardando o remanejo de postes para rede elétrica. Com isso, poderemos liberar totalmente o trânsito de veículos -, afirma o secretário Pablo Mendes Ribeiro.
A mudança da rede elétrica depende da aprovação da CEEE Equatorial. Segundo a previsão da secretaria, o serviço deve ser executado até dezembro. O prazo anterior era agosto.
Além disso, a obra ficou R$ 3,04 milhões mais cara. Dessa forma, a pavimentação está custando agora R$ 13,7 milhões.
A obra está ocorrendo em um trecho de 846 metros, entre a avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer. Os trabalhos incluem serviços de drenagem pluvial nos dois lados da via, pavimentação em blocos de concreto, execução de calçada, ciclovia, acessibilidade e sinalização. Os trabalhos começaram em novembro de 2019 e deveriam ter ficado prontos no primeiro semestre de 2020.
A Rua José Pedro Boéssio faz parte do traçado pretendido para a futura 4ª perimetral. Sua ligação com a avenida Ernesto Neugebauer pretende favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e BR-290.
Essa região da zona norte de Porto Alegre sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.
As melhorias na José Pedro Boéssio são a segunda parte das intervenções na região. A primeira delas foi a obra na Avenida Ernesto Neugebauer. Ela recebeu nova pavimentação em blocos de concreto e rede de drenagem nos 2.680 metros de extensão. Os trabalhos foram executados entre abril de 2016 e agosto de 2020.