Enfim, a Avenida Ernesto Neugebauer, na zona norte de Porto Alegre, foi liberada ao tráfego. Os veículos voltaram a usar a via a partir das 9h desta sexta-feira (14).
A avenida do bairro Humaitá estava em obras de pavimentação e infraestrutura desde abril de 2016. Ela recebeu nova pavimentação em blocos de concreto e rede de drenagem nos 2.680 metros de extensão.
- Pra nós ficou ótimo. Ganhamos uma rua. Estamos recebendo a regularização da área. É uma preocupação, com a velocidade - diz Joel Fortes da Silva, 71 anos, que mora na região desde 1990 e que acompanhou a obra desde o início.
A pintura das faixas de tráfego e a instalação das placas e sinaleiras foram realizadas nas últimas semanas.
- A nossa rua ficou linda - diz Léia de Fátima Agertt da Silva, 66 anos, esposa de Joel.
A obra recebeu R$ 12,95 milhões de investimentos. O trecho que recebeu a intervenção fica entre a rua Dona Teodora e as proximidades do acesso à freeway.
- Conseguimos viabilizar a retomada e conclusão de mais uma obra. A Ernesto Neugebauer favorece a integração metropolitana via BR-116 e RS-290, além de ser muito aguardada por servir como alternativa de trânsito em dias de jogos e eventos na Arena do Grêmio. Esperamos que, em breve, esses eventos possam voltar a ocorrer na Capital - destaca o prefeito Nelson Marchezan.
A autorização para a realização dos trabalhos foi dada em abril de 2016. Por falta de recursos, os serviços ficaram parados na região de março de 2017 a janeiro de 2019.
- A via está completamente revitalizada e executada com mais conforto e segurança viária. Foram instalados um conjunto semafórico na esquina da rua Dona Teodora com avenida Ernesto Neugebauer, incluindo travessias de pedestres e outras duas travessias de pedestres semaforizadas na própria Ernesto - ressalta o secretário municipal de de Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
A região ainda seguirá em obras. A rua José Pedro Boéssio, no trecho de 846 metros de extensão, entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer está recebendo nova pavimentação desde novembro de 2019.
Aproximadamente 25% dos serviços foram executados. Estão ocorrendo os serviços de terraplanagem, construção do meio-fio e drenagem. Os trabalhos deveriam ser finalizados agora em agosto, mas a empresa responsável pelos trabalhos pediu mais 12 meses de prazo.
O projeto como um todo, envolvendo as duas vias, prevê uma nova pavimentação em 2,6 quilômetros. Ao final, haverá duas faixas de rolamento, com seis metros de largura. Será construída também uma ciclovia, calçadas, instalação de iluminação, além da implantação de uma nova rede de drenagem.
Essa região da zona norte sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.