As obras de duplicação e melhoria da rede de drenagem, esgoto e elétrica da Avenida Ernesto Neugebauer e da Rua José Pedro Boéssio, na zona norte de Porto Alegre, serão retomadas nesta quinta-feira (10). Um ato será realizado às 11h no local.
A autorização para a realização das obras da Avenida Ernesto Neugebauer foi dada em abril de 2016. As melhorias na região estavam paradas desde março de 2017, por falta de recursos. Em janeiro de 2018, a prefeitura resolveu um dos problemas: a falta de dinheiro.
A administração municipal conseguiu garantir um redirecionamento de verba de R$ 115 milhões. Este recurso estava destinado para a criação do BRT (sistema de transporte rápido). A prefeitura decidiu deixá-la de lado porque a implantação total do sistema exigiria um investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Depois, a prefeitura precisou aprovar projeto na Câmara de Vereadores pedindo autorização para fazer a transferência destes valores. A votação ocorreu em setembro.
Por fim, foi necessário aprovar um novo aditivo para a obra, que só foi aprovado em dezembro. Dessa forma, foi possível autorizar o recomeço dos trabalhos em janeiro de 2019. A previsão da prefeitura é que o serviço na Avenida Ernesto Neugebauer seja concluído até agosto.
Já a autorização para começo dos serviços na Rua José Pedro Boéssio ainda não foi dada. A prefeitura precisa obter a licença ambiental para o início dos trabalhos. Quando isso ocorrer, a expectativa é que estas obras sejam concluídas em um ano.
A empresa Pedracon Mineração é a responsável pela obra. O projeto envolvendo as duas vias prevê uma nova pavimentação em 2,6 km, a construção de um passeio com 1,5 metro, duas faixas de rolamento com seis metros de largura, a implantação de uma ciclovia, iluminação, além da implantação de uma nova rede de drenagem.
Esta região da zona norte sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada na cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.