A duplicação e melhoria da rede de drenagem, esgoto e elétrica da Avenida Ernesto Neugebauer e da Rua José Pedro Boéssio, na zona norte de Porto Alegre, têm mais um entrave. Agora, dependem de aval dos vereadores.
A obra está parada há um ano e meio e hoje não é possível estimar quando ela será retomada. Em janeiro, a prefeitura havia resolvido o principal problema: a falta de dinheiro. Conseguiu garantir um redirecionamento de verba de R$ 115 milhões. Este recurso estava destinado para a criação do BRT (sistema de transporte rápido). A prefeitura decidiu deixá-la de lado porque a implantação total do sistema exigiria um investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Porém, há oito meses, quando informou que este montante seria usado na retomada das obras na Avenida Ernesto Neugebauer e na Rua José Pedro Boéssio, a prefeitura não havia dito que necessitaria de autorização dos vereadores. Questionada, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão ainda não se manifestou.
O projeto já está em tramitação na Câmara Municipal. Somente após aprovação dos parlamentares e sanção do prefeito Nelson Marchezan, os recursos, de fato, estarão liberados.
A autorização para a realização das obras da Avenida Ernesto Neugebauer foi dada em abril de 2016. E ainda serão necessários mais 12 meses de trabalhos, quando forem retomadas. Já a autorização para começo dos serviços na Rua José Pedro Boéssio ainda não foi dada.
A região sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada na cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.