Tudo se encaminha, enfim, para que a Avenida Ernesto Neugebauer, na zona norte de Porto Alegre, volte a ser liberada totalmente para o trânsito de veículos. A obra está em fase final de conclusão.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smim), os trabalhos atingiram 95%. A nova pavimentação já foi concluída. Falta agora realizar a pintura das faixas de trânsito. A execução dos serviços está prevista para ocorrer até 28 de agosto, prazo final de entrega da obra.
A autorização para a realização dos trabalhos foi dada em abril de 2016. Por falta de recursos, os serviços ficaram parados na região de março de 2017 a janeiro de 2019.
Desde quando as obras foram retomadas, já ocorreram quatro adiamentos de prazo. Primeiro, a prefeitura estimava finalizar os trabalhos em agosto do ano passado. Depois, ampliou para fim do ano. Mudou para março, abril e, por fim, agosto.
A má notícia vem da outra obra que está sendo realizada na região. Desde novembro de 2019, ocorre a nova pavimentação da rua José Pedro Boéssio, no trecho de 846 metros de extensão, entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer.
A expectativa da prefeitura era concluir as atividades em quatro meses. Porém, apenas 18% dos trabalhos foram realizados até agora. Estão ocorrendo os serviços de terraplanagem, construção do meio-fio e drenagem. Recentemente foram retirados 450 m³ de lixo encontrado durante as escavações e levado para Minas do Leão.
O projeto como um todo, envolvendo as duas vias, prevê uma nova pavimentação em 2,6 quilômetros. Ao final, haverá duas faixas de rolamento, com seis metros de largura. Será construída também uma ciclovia, calçadas, instalação de iluminação, além da implantação de uma nova rede de drenagem.
Essa região da zona norte sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.