Moradores da zona norte de Porto Alegre e usuários da Avenida Ernesto Neugebauer estão preocupados. Não entendem por que um trecho da via, bloqueada para obras, não foi liberada para tráfego. Segundo eles, desde dezembro os trabalhos foram concluídos e o bloqueio que permanece no local atrapalha o deslocamento:
- As obras já estão prontas na avenida, mas (o trânsito) permanece bloqueado - relata Eurico Botti.
- Já está tudo pronto naquele trecho (entre a Pedro Boessio e a Dona Teodora) mas não liberam (o trânsito) - reclama Thiago Klassmann.
- Em dias de jogos ou eventos na Arena o fato de só ter acesso pela A. J. Renner prejudica consideravelmente o acesso para o Humaitá para quem vive nos condomínios localizados na Avenida José Aloísio Filho ou para quem usa a Neugebauer para se deslocar para Canoas - alerta Melissa Bulegon.
Questionada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) esclarece que a obra ainda não está pronta. Atualmente, 86% dos serviços foram realizados.
"A obra não tem nenhum trecho 100% concluída, pois precisa sinalização definitiva, o que ocorre após o término em toda a via, por essa razão não foi liberada. Estão sendo executados serviços de regularização e pavimentação de passeios (entre as ruas Irmão Félix Roberto e Amynthas Jacques de Moraes) e serviços de pavimentação no trecho entre a Rua José Pedro Boéssio e BR-290", informa a assessoria.
O prazo de entrega também foi ampliado. Antes, a prefeitura informava que a obra seria entregue até o fim do primeiro trimestre. Agora, a expectativa é que os serviços sejam finalizados até abril. Desde que as obras foram retomadas, em janeiro de 2019, este é o terceiro adiamento de prazo.
A autorização para a realização das obras de duplicação e melhoria da rede de drenagem, esgoto e elétrica da avenida foi dada em abril de 2016. Trabalhos na região ficaram parados de março de 2017 a janeiro de 2019, por falta de recursos.
Em novembro de 2019, a prefeitura autorizou o começo da segunda metade da obra. A rua José Pedro Boéssio está ganhando nova infraestrutura e pavimentação no trecho de 846 metros de extensão, entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer. A expectativa é que essa etapa só será finalizada em novembro deste ano, ao custo de R$ 10,73 milhões.
O projeto como um todo, envolvendo as duas vias, prevê uma nova pavimentação em 2,6 km, duas faixas de rolamento com seis metros de largura, a implantação de uma ciclovia, a construção de calçadas, iluminação, além da implantação de uma nova rede de drenagem.
Esta região da zona norte sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.