As obras na Rua José Pedro Boéssio, na zona norte de Porto Alegre, estão quase prontas. Quase.
Até janeiro, 65% dos serviços tinham sido concluídos. Mas, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, os trabalhos atingiram 95% de finalização em agosto.
Os serviços estão ocorrendo em um trecho de 846 metros, entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer. A finalização das melhorias deveria ocorrer em 20 dias.
Mas, agora, segundo a secretaria, será necessário mais tempo. A previsão atual é que até o final de setembro a obra esteja concluída. Falta ainda a complementação do serviço, que depende também da publicação de um novo aditivo.
As obras incluem serviços de drenagem pluvial nos dois lados da via, pavimento em blocos de concreto, execução de calçada, ciclovia, acessibilidade e sinalização. Os trabalhos começaram em novembro de 2019 e deveriam ter ficado prontos no primeiro semestre de 2020.
A Rua José Pedro Boéssio faz parte do traçado pretendido para a futura 4ª perimetral. Sua ligação com a avenida Ernesto Neugebauer pretende favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e BR-290.
Essa região da zona norte sofre com alagamentos e falta de calçada para pedestres. Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio.
As melhorias na José Pedro Boéssio são a segunda parte das melhorias na região. A primeira delas foi a obra na Avenida Ernesto Neugebauer. Ela recebeu nova pavimentação em blocos de concreto e rede de drenagem nos 2.680 metros de extensão. Os trabalhos foram executados entre abril de 2016 e agosto de 2020.